TRILHA NO SALTO SÃO FRANCISCO

by jimmypalhano
  • Cidade: Guarapuava/Prudentópolis/Turvo - Paraná
  • Entrada: Grátis
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 1h40 minutos
  • Contato local: (42) 3621-4506
E vamos fazer uma trilha? Nosso rolê de hoje será na maior cachoeira do paraná, ou melhor o maior salto do Paraná, o Salto São Francisco.
O Salto São Francisco é uma das maiores quedas d’água da região sul do Brasil, No ranking atual, 25° colocação (altura total). No ranking de saltos (queda livre), 9° lugar do Brasil.
A queda está localizada na Serra da Boa Esperança, numa região de tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, no estado do Paraná, dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança.
Na região, pertencente ao município de Guarapuava foi criado, pela prefeitura, o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com trilhas para caminhada e vista panorâmica do salto. Possui aproximadamente 196 metros de queda livre, o que equivale a um prédio de 60 andares, onde a água transforma-se em névoa antes de tocar no chão
O melhor acesso, é por Guarapuava, pela estrada de 46 km (últimos 5 km de terra) que começa no km 343 da BR-277. Outro acesso se dá pelo km 252 da BR-373, pela estrada Linha Vista Alegre, 48 km (37 km de terra)
Ao chegar na entrada do parque, você precisa deixar o carro ali na entrada, é preciso fazer um cadastro para controle de entrada, não precisa pagar nada, e agora é só seguir..
O primeiro caminho é bem simples, uns 5 minutos até o primeiro mirante, no total são 3 mirantes, o primeiro você terá essa vista da foto ao lado, e já consegue ver o todo o salto e imponência de 196 Metros de altura. o outro lugar que você pode ir que e perto é no outro mirante que fica bem lado lado do início da queda, e também você pode seguir rio acima onde você encontra um camping caso queira ficar por lá por mais tempo..
Agora se você é aventureiro e gosta de caminhada você pode enfrentar a trilha completa que vai até a base do salto, são 4 quilômetros de ida, neste caso de descida, e 4 quilômetros de volta no caso de subida, é claro, para descer todo santo ajuda como diz o ditado popular, e a trilha aqui é bem defina e umas partes bem larga também, é mais para um passeio que uma trilha, ao chegar no rio lá em baixo, você agora segue rio acima, e logo você vai encontrar uma parte mais complicada que é preciso subir algumas pedras e barrancos, aqui a trilha se “transforma” em nível médio, mas nada de tão complicado, e logo você chega a base saindo da mata fechada, e vê o grande salto, agora com a visão de baixo… como a queda é bem grande, lá em baixo as gotículas de água se espalham bastante, e deixa o ambiente bem fresco e bem húmido, porém aqui preste bastante atenção pois por esta causa tudo fica bem escorregadio, principalmente as pedras próximas a queda.
Depois de apreciar o ambiente, ficar um tempo ali observado como tudo é bonito e grande, vamos para a foto para registrar o momento.
Quando você for voltar tome fôlego, respire e vá de boa, pois a volta é mais complicada, o caminho de volta é o mesmo da descida, porém logicamente você vai subir, e a subida é puxada, em médio os turistas comuns ali levam uma hora para descer e 2 para subir, então pense nisso antes de sair lá da entrada do parque, leve bastante água e alguma coisa leve para comer, mantenha sempre o local limpo, leve sacola para guardar seu lixo e até para caso ver algum lixo no chão, juntar e ajudar a cuidar do parque, hoje o maior problema nestes ambientes naturais são as falta de consciência das pessoas achando que ali ninguém vai ver, porém primeiro é bom ter respeito com o ambiente, e segundo você não vai querer sair com um multa por jogar um simples papel no chão certo?
Abaixo um vídeo completo sobre o local em meu canal do YouTube.

You may also like