Salto Barão do Rio Branco

by jimmypalhano
  • Cidade: Prudentópolis - Paraná
  • Entrada: 20 Reais
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 15 minutos
  • (42) 9804-1958
Essa é a última cachoeira que eu tinha em mente para visitar na cidade de Prudentópolis, o Salto Barão do Rio Branco, com essa, eu completo minha rota de 5 cachoeiras em ordem de tamanho, Salto São Francisco, Salto São Sebastião, Salto SETE, Salto São João e Salto Barão do Rio Branco.
Bem, o Salto Barão do Rio Branco fica do outro lado de onde fica a maioria das cachoeiras, o acesso é por estrada de terra, porém, não é uma estrada ruim, você anda uns 25 minutos saio da rodovia até o portão de acesso do local do salto.
A entrada custa R$20 reais e os guias ficam de plantão nos finais de semana, nos dias de semana é preciso ligar e agendar a visita neste contato.
O local é um propriedade privada, e também existe uma pequena hidroelétrica particular que usa a água do salto para funcionar.
Na parte de cima existem 3 mirantes, o primeiro que fica antes da queda próximo aos banheiros, o segundo que fica bem em cima do salto, e o terceiro mais a frente para ver o salto mais frontal.
Após visitar estes três mirantes você também pode fazer o caminho até a base do salto, não é uma trilha e sim umas escadas de ferro que já são das estruturas da usina.
Chegando lá em baixo logo você vê uma construção que é a casa de maquinas da usina, ali você não pode entrar, apenas pode ver de fora, claro, a usina ainda está em funcionamento.
E agora lá de baixo você tem a visão do Salto Barão do Rio Branco com 64 metros de altura, e o mais sinistro que o poço onde a água cai tem 40 metros de profundidade, é muito fundo, e por este motivo não é permitido banho nesta cachoeira.
Instagram: @jimmypalhano

You may also like