Conjunto Marumbi

by jimmypalhano
  • Local: Serra do Mar Paranaense
  • Entrada: Grátis
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 3 a 10 horas
  • Contato Turístico: (41) 3462-4352/ IAT
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Vou escrever um pouco hoje sobre o Conjunto Marumbi, um dos lugares mais icônicos do Paraná, e se tratando de montanhismo é uma das maiores referências do Brasil, e por que tudo essa grandiosidade?
Vamos falar sobre isso
O Conjunto Marumbi fica na Serra do Mar do litoral paranaense, para chegar no conjunto existem duas formas, a primeira é por trem, normalmente a linha de turismo que faz parte do passeio de trem que sai de Curitiba e vai até Morretes, esse passeio é bem clássico e bonito, porém não é muito barato.
A segunda forma para chegar até o Conjunto Marumbi é através da estrada que vai até a sede do IAT que é o órgão do estado.
nesta segunda opção, você que tem carro que não é 4×4 precisa deixar o carro nos estacionamentos que tem na estrada (eu deixo sempre no Macuco) e precisa seguir caminhando a pé por 4 quilômetros até a estação Engenheiro Lange, e dali ainda precisa seguir por mais 1 quilômetros até finalmente a estação do Marumbi que é a segunda base do IAT.
Se você tiver um veículo 4×4 você pode subir com seu veículo até a estação Engenheiro Lange e deixar no estacionamento da estação (existe um limite diário de subida destes veículos)
Chegando na estação do Marumbi é preciso preencher um cadastro com informações básicas antes de subir.
Neste cadastro é preciso indicar qual trilha e pico você irá fazer, é muito importante você dizer qual pico e cumprir com isso, pois caso você mude de ideia lá em cima e faça outra. trilha e você precisar de algum resgate ou mesmo algum imprevisto mais simples, eles irão procurar você na trilha que você indicou no cadastro, parece simples mas é muito importante cumprir o que você disse no cadastro.
Se você não Conhece quais trilhas existem vou deixar uma foto do mapa das trilhas e picos.
Outra informação muito importante para quem quer fazer as trilhas mais difíceis,  a subida tem horário limite que é até as 9 da manhã, a partir das nove da manhã não é permitida a subida mais pelo fato de que as trilhas pro picos do Marumbi são de níveis difíceis, e horário limite para volta é até as 18 horas.
Sobre os Picos e trilhas
Existem duas trilhas basicamente no Conjunto Marumbi, a trilha de cor vermelha que se chama Trilha Noroeste e a trilha da cor Branca que chama Vertical Branca.
A  trilha Noroeste vermelha inicia pela esquerda da base, passa por dentro da vila e sobe sentido o Abrolhos, essa trilha normalmente se faz a travessia completa do Conjunto Marumbi que passa por todos os picos:
Abrolhos, Esfinge, Ponta do Tigre, Gigante e Olimpo, essa travessia leva umas 10 horas pra se fazer. 
Ainda dá pra continuar em uma trilha amarela fazendo alguns morros menores, mas atualmente essa via está fechada (2021)
A trilha Vertical Branca inicia para direita da base e sobe direto para o cume do Olimpo, essa trilha eu levei 3:30 pra fazer.
Sobre a altitude dos Picos:
– Abrolhos – 1200m
– Esfinge – 1378m
– Ponta do Tigre – 1400m
– Gigante – 1497
– Olimpo – 1539
Essa trilha do Conjunto Marumbi é considera a mais difícil do Paraná e uma das mais difíceis do Brasil, ela tem muitos pontos técnicos de grampos, a trilha é o tempo todo subindo por degraus de raizes e pedras, são degraus grandes que fazem você fazer muita força na perna, existem 4 linha de grampos grande na subida pro Olimpo, e eu calculo umas 10 linhas de grampos grandes na travessia toda.
O grampo mais difícil que eu achei foi da subida pro Olimpo, é o penúltimo grampo, que aparentemente você olha e não parece complicado, mas você começa a subir e tem 2 pontos a zero grau e que exige bastante atenção, para quem tem medo de altura, eu realmente não recomendo ir, na real não faça se você não tem preparo ou tem medo de altura.
A trilha vertical branca até o olimpo leva em torno de 4 horas a 5 horas para se fazer, eu fiz essa trilha duas vezes,  a primeira vez eu levei 4:30 e na segunda 3:30 e levei 1:30 para descer na segunda vez.
A trilha noroeste que na verdade eu fiz ela invertida, subi pela Branca e desci pela vermelha, eu fiz em 10 horas, porém não passei por todos os picos, eu subi pela branca até o Olimpo, depois passei pelo Gigante, fui para Ponte do Tigre e fiz a volta para base, esse percurso de saída até a chegada na base novamente eu levei 10 horas,  porém nesse dia eu parei muito para gravar meus vídeos.
Agora uma parte da história super importante sobre o porque o Conjunto Marumbi é tão importante para o Montanhismo do Brasil.

Texto Marumbi (Autora: MARUZA SILVÉRIO)

Conquistar o ponto mais alto do Conjunto Marumbi não é apenas um ato de subir um um pico através das trilhas, conquistar o cume do Olimpo é além de uma superação pessoal, é uma conquista histórica para cada um que atinge o cume.

O Conjunto Marumbi é um orgulho para nossa nação,

No dia 21 de agosto de 1879 uma comitiva de desbravadores chegou ao cume de uma local ainda desconhecido. Liderados por Joaquim Olímpio Carmeliano de Miranda, e quatro homens pisaram pela primeira vez no ponto mais alto do Conjunto Marumbi com seus 1.539m de altitude e entraram para a história do montanhismo brasileiro.

No final do século XIX, o montanhismo ainda não era uma atividade conhecida no Brasil. Por isso, Carmeliano e seus companheiros são considerados a primeira equipe de montanhistas do país a subir uma pico com fins meramente esportivos.

Foram longos anos de namoro entre Carmeliano e a montanha. Muitos julgavam ser impossível vencer as paredes íngremes de rocha e os perigos escondidos na Mata Atlântica. Registros históricos apontam que o conquistador levou quase uma década para sonhanda ascensão

Na comemoração no cume eles soltaram fogos de artifício e puderam ver pela primeira vez a vila onde moravam lá do alto, e assim estava registrado oficialmente o nascimento do montanhismo brasileiro.

Muitos anos se passaram e o Conjunto Marumbi ainda foi o cenário de inúmeras histórias.

Foi aqui também que ocorreu a primeira escalada feita por uma mulher montanhista, Hercília Pinheiro Lima, em 1901.

Atualmente o Marumbi é um ícone do montanhismo brasileiro. Mesmo com trilhas consolidadas e a fundação de um Parque Estadual, esse lugar ainda é um grande desafio para os montanhistas. Sua escalada é exigente, mas a sua beleza natural e a magia encantam a todos que o visitam.

Parte do Texto é de MARUZA SILVÉRIO do site alta montanha

Para finalizar, eu que sou paranaense tenho orgulho de ter essa beleza natural em meu estado, o Marumbi é icônico e desafiador para quem gosta de trekking ou montanhismo.
Para quem curte esse tipo de atividade e gosta de desafios, deve botar na lista de picos o lindo e desafiador Conjunto Marumbi.
Abaixo uma galera de imagens que fiz e o vídeo completo sobre a trilha até o Olimpo.
instagram: @jimmypalhano

You may also like