Pico Itapiroca

by jimmypalhano
  • Local: Serra do Mar Paranaense
  • Entrada: R$15,00
  • Camping: Sim
  • Tempo de Trilha: 3 Horas
  • Contato Fazenda Pico Paraná (41) 99906-5574
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Essa é terceira montanha da Serra do Ibitiraquire e a primeira saindo da Fazenda Pico Paraná.
O Pico Itapiroca é a quinta maior montanha do sul do Brasil e a terceira maior do Paraná com 1805 m, e vamos pra trilha. 
Essa trilha é a mais fácil das trilhas que sai da Fazenda Pico Paraná, e para chegar na fazenda só colocar no GPS que vai chegar bem certo.
Para ter acesso a fazenda você precisa pagar 15 por pessoa com estacionamento incluso, aqui você precisa fazer um cadastro com dados pessoais, contato de emergência e escolher escrever a data de ida e volta e claro o pico que você vai fazer.
As opções aqui são:
  • Morro do Getúlio 1490
  • Pico Itapiroca 1805
  • Pico Caratuva 1860m
  • Pico Taipabuçu 1734
  • Pico Ferraria 1745m
  • Pico Paraná 1877m
E vamos pra trilha. 
Para todos esse picos que citei acima você precisa chegar obrigatoriamente ao Morro do Getúlio, a trilha até esse morro é bem desgastante pra mim, já começa com inclinação moderada e com o corpo frio, você pode cansar rapidamente, minha dica é, vá bem lentamente até o Getúlio pra aquecer o Corpo.

Esse trecho andando bem tranquilo você vai levar 1 hora a 1 hora e meia, não existe nenhum desafio Difícil, apenas trilha batidas e degraus, início da trilha é por baixo da vegetação e chegando mais próximo do morro do Getúlio você vai caminhar a céu. aberto.

Aqui do Getúlio você tem uma visão muito legal do Pico Caratuva à esquerda, e do Pico Itapiroca à direita.
Agora seguindo a trilha, você anda uns 10 minutos e vai chegar as placas de sinalização, aqui seguindo reto você vai para trilha do Itapiroca e Pico Paraná, para esquerda tem a trilha para o Caratuva, Taipabuçu e Ferraria.
Como nossa trilha de hoje é o Itapiroca, seguimos reto junto da trilha do Pico Paraná, deste ponto até a próximo encruzilhada a trilha fica um pouco mais complicada, agora temos alguns pontos de desafio com grampo e cordas, mas são de nível médio, a maior parte da trilha é por degraus de raizes.
Andando uns 30 minutos após as placas encontraremos nosso primeiro e único ponto de coleta de água.
Agora abastecido, vamos andar mais uns 40 minutos de subida por degraus até a nossa próxima encruzilhada, aqui as placas indicam a trilha do Itapiroca para direita e o Pico Paraná segue em frente…
Esse trecho onde estamos caminhando é o colo da montanha, estamos passando entre o Itapiroca (direita) e o Caratuva (esquerda).
Agora iniciamos a subida mais íngreme da trilha para o Itapiroca, aqui sim vamos fazer força nas pernas, porém não tem pontos difíceis na subida, e por incrível que pareça a subida neste trecho é de no máximo meia hora apenas por baixo da mata, logo você vê umas pedras e uma abertura que é possível ver o céu… e quando você olha para esquerda… respire… é impressionante quando você vê essa cena… é o Grande Pico Paraná
Subindo um pouco mais chegaremos ao falso cume, que é o local do acampamento, aqui montei minha barraca e preparei tudo e dei uma relaxada curtindo essa que é uma das vistas preferidas de toda serra do mar.
Claro que se chegamos até aqui, precisamos ir até o cume propriamente dito, e essa subida é bem suave, uns 10 minutos apenas em uma subida leve entre as caratuvas.
Aqui onde fica a caixa de assinatura, você tem uma visão ótima do Pico Paraná e Caratuva, andando mais a frente onde é o ponto mais alto, você tem a vista para o litoral e para o Tucum,  Camapuã e Siririca.
A trilha para o Itapiroca é super recomendada para pessoas que estão iniciando e tem um mínimo de preparo físico, para acampar é super recomendado já que a trilha é relativamente curta. 
Eu gosto muito deste lugar.
Abaixo uma galera de imagens que fiz no dia que fui e o vídeo completo sobre a trilha em meu canal do Youtube. 
instagram: @jimmypalhano

You may also like