Trilha Camapuã e Tucum

by jimmypalhano
  • Local: Serra do Mar Paranaense
  • Entrada: R$20,00
  • Camping: Sim
  • Tempo de Trilha: 2 a 4 horas
  • Contato Chácara Bolinha: (41) 99664-0435
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Com essa postagem eu inicio a série de postagem sobre as montanhas da Serra do Ibitiraquire, não irei fazer a trilha de todos os picos, apenas o principais que são: Camapuã, Tucum, Siririca, Itapiroca, Caratuva, Taipabuçu, Ferraria e finalmente o grande Pico Paraná.
Irei fazer os trekking nesta ordem que citei acima, a trilha para o Camapuã, Tucum e Siririca se faz pela chácara Bolinha, já a trilhas para Itapiroca, Caratuva, Taipabuçu, Ferraria e Pico Paraná vou fazer pela Fazenda Pico Paraná.
Hoje vou falar sobre minha experiência de subir o camapuã e o acampamento no cume do Tucum.
Já adianto que pra mim, a vista que se tem para o Tucum é uma das mais bonitas de toda serra.
Para fazer a trilha para o camapuã e Tucum você precisa botar no GPS “Chácara Bolinha” que vai dar bem certo, tome atenção quando for sair da rodovia asfaltada e entrar na estrada, essa entrada é meio ruim de se ver, então vá lentamente nessa saída… 
Para ter acesso aos picos, você precisa pagar uma taxa de R$15 reais por pessoa (incluso estacionamento) e fazer o cadastro na base, após isso só seguir… 
Todos os trekkings que eu faço nessa região é para acampar, então eu sempre vou bem carregado.
O início da trilha é muito tranquilo, elevação baixa e você cruza por diversas vezes um rio, após andar uns 30 minutos você vai cruzar pela última vez esse rio, esse trecho você verá acima do rio uma cachoeira pequena.
Agora iniciamos uma subida, alguns trechos um pouco mais inclinado mas nada de difícil, apenas degraus de raiz.
Quando você faz essa trilha após ter chovido é sofrido, pois junta muitas poças de água e formam muitos pontos de lamas, impossível sair sem se sujar,  e tem um pouco mais acima que é mais inclinado que com lama é uma “ponte do rio que cai”
andando mais uns 30 minutos após a cachoeira, você vai encontrar as tradicionais placas de encruzilhada que indicam quais as direções das trilhas, aqui nestas placas indicam:
Chácara Bolinha
  • Camapuã 1706m (1h)
  • Tucum 1720m (1h30)
  • Cerro Verde 1720 (3h)
  • Siririca 1760m (6h)
  • Agudo da Cotia 1464 (9h)
  • Pedra Branca 1388m (2h)
Para seguir para nossa trilha de hoje, vamos seguir mais a esquerda das  placas e continuamos uma subida mediana.
Neste trecho de subida temos uns pontos mais inclinados de degraus de raiz, com apenas uns 4 pontos que precisa se agarrar em cordas, porém nada difícil, a subida continua assim até você sair da vegetação alta, mais uns 30 minutos até encontrar a temida Rampa do Camapuã…
Saindo da mata, você vai continuar a. trilha até o cume em um lance descampado, e esse trecho é a Rampa, essa rampa é sofrida de mais, é super longa e íngreme, aqui a dica é você ir bem lento e fazendo zigzag pra não. forçar tanto as pernas.
OBS: Por favor, não jogue lixo, com Lixo você sobe, com Lixo você desce.
Após você vencer a temida e sofrida rampa do camapuã, agora é só respirar e vibrar que você chegou ao cume.
O cume do Camapuã é bem grande, com muito espaço para acampar, e você já tem uma vista muito bonita para o Pico Paraná.
Bem, após conhecer e descansar no cume do camapuã, vamos iniciar nossa trip até o cume do Tucum.
Seguimos em direção ao Pico Paraná, melhor referência, é uma caminhada bem suave até chegar no início da descida do camapuã, essa descida é bem íngreme porém nada de dificuldade técnica, essa descida dura apenas uns 15 ou 20 minutos.
Agora que terminamos essa descida, é só começar a subir novamente, porém agora já iremos iniciar a subida pro Tucum, essa subida é íngreme porém é bem rápida, uns 25 minutos até chegar ao cume do nosso segundo desafio.
Olha essa vista que linda, vale muito a caminhada até o tucum mesmo que seja só pra ataque, mas acampar é muito, mas muito lindo no por do sol e o nascer do sol.
Esse é o resumo da trilha para o Camapuã e o Tucum.
Abaixo uma galera de imagens que fiz no dia que fui e o vídeo completo sobre a trilha dos dois cumes. 
instagram: @jimmypalhano

You may also like