Pico Caratuva

by jimmypalhano
  • Local: Serra do Mar
  • Entrada: R$15,00&
  • Camping: Sim
  • Tempo de Trilha: 3 Horas
  • Contato Fazenda Pico
  • Paraná (41) 99906-5574
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?

Vamos para nossa quarta montanha da Serra do Ibitiraquire.

O Pico Caratuva é a segunda maior montanha do sul do Brasil  com 1860 metros de altitude, e bora viajar

Essa trilha é a segunda mais fácil das trilhas que saem da Fazenda Pico Paraná, e para chegar na fazenda só colocar no GPS que vai chegar bem certo.

Para ter acesso a fazenda você precisa pagar 15 por pessoa com estacionamento incluso, aqui você precisa fazer um cadastro com dados pessoais, contato de emergência e escolher escrever a data de ida e volta e claro o pico que você vai fazer.

As opções aqui são:
  • Morro do Getúlio 1490m
  • Pico Itapiroca 1805m
  • Pico Caratuva 1860m
  • Pico Taipabuçu 1734m
  • Pico Ferraria 1745m
  • Pico Paraná 1877m
E vamos pra trilha.
Para todos esse picos que citei acima você precisa chegar obrigatoriamente ao Morro do Getúlio, a trilha até esse morro é bem desgastante pra mim, já começa com inclinação moderada e com o corpo frio, você pode cansar rapidamente, minha dica é, vá bem lentamente até o Getúlio pra aquecer o Corpo.
Esse trecho andando bem tranquilo você vai levar 1 hora a 1 hora e meia, não existe nenhum desafio Difícil, apenas trilha batidas e degraus, início da trilha é por baixo da vegetação e chegando mais próximo do morro do Getúlio você vai caminhar a céu aberto.
Aqui do Getúlio você tem uma visão muito legal do Pico Caratuva à esquerda, e do Pico Itapiroca à direita.
Agora seguindo a trilha, você anda uns 10 minutos e vai chegar as placas de sinalização, aqui seguindo reto você vai para trilha do Itapiroca e Pico Paraná, para esquerda tem a trilha para o Caratuva, Taipabuçu e Ferraria.
Então vamos pegar a trilha para esquerda sentido a trilha de hoje, o Caratuva
Logo você passa por uns troncos e entra em uma trilha ladeada por bambu em um terreno plano e uma leve descida.
Andando uns 25 minutos você agora vi começar a subir intensamente até o cume.
Essa subida é 100% de degraus de raizes e pedras, prepare a perna e vá com cadência pra não cansar.
Existe um riacho onde se pode coletar água, porém dependendo da época ele vai ter muito pouca. vazão e as vezes quase nada, então, para essa trilha não tem pontos de água pra coletar igual a trilha para o Itapiroca, eu levei toda água de. casa.
Na trilha existem alguns pontos de desafios com corda, porém nenhum com dificuldades grandes, apenas cordas para ajudar no apoio na subida de pedras ou pequenas rampas.
Essa subida como disse é subida o tempo todo, mesmo sem pontos difíceis, a trilha é cansa as pernas.
Após subir aí cerca de uma hora e meia, você chega onde a trilha abre e você consegue ver o céu, e logo algumas pedras para subir, nível tranquilo, só se apoiar bem que vai de boa.
Chegando nestas rochas você pode ficar alegre que estará chegando próximo ao cume.
Após isso, você andar entre as caratuvas em uma subida íngreme de degraus de rochas, não precisa de apoio das mãos, mas é uma subida forte.
Tem uma grande rocha nessa subida que rende uma foto legal.
Bem, subindo mais uns 5 minutos chegamos ao ponto mais alto da montanha Caratuva, São 1860 metros de altitude, a caixa de assinatura fica entre as antes de rádio que tem instaladas no cume.
OBS: Por favor, não deprede, pixe, deixe lixo, tire algo desta estacão, é impressionante como algumas pessoas não respeitam
E agora pra quem vai acampar como eu acampei, basta descer um pouco mais e montar a barraca aproveita a vista que mostra o lindo, imponente e majestoso Pico Paraná.
A paisagem aqui do alto do Pico Caratuva é exuberante, rende lindas fotos, e um acampamento muito confortável.
Leve bastante água, comida, respeite a natureza, não jogue ou deixe lixo no cume ou na trilha, mesmo o orgânico é sua responsabilidade de levar para sua casa depois.
Respeite e aproveite.
Abaixo uma galera de imagens que fiz no dia que fui e o vídeo completo sobre a trilha em meu canal do Youtube.
Instagram: @jimmypalhano

You may also like