Trilha Taipabuçu e Ferraria

by jimmypalhano
  • Local: Serra do Mar Paranaense
  • Entrada: R$15,00
  • Camping: Sim
  • Tempo de Trilha: Taipabuçu 4 Horas | Ferraria 7 Horas
  • Contato Fazenda Pico Paraná (41) 99906-5574
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Hoje vou escrever sobre os Picos Taipabuçu e Ferraria.
Vou escrever nesta publicação sobre essas duas pois pra chegar no Ferraria precisa passar pelo Taipabuçu pela trilha tradicional saindo da Fazenda Pico Paraná.
O Taipabuçu tem 1734 metros de altitude e o Ferraria de 1745 m e ambos ficam na serra do Ibitiraquire.
ssa trilha é considerada muito difícil e sai da Fazenda Pico Paraná, e para chegar na fazenda só colocar no GPS que vai chegar bem certo.
Para ter acesso a fazenda você precisa pagar 15 por pessoa com estacionamento incluso, aqui você precisa fazer um cadastro com dados pessoais, contato de emergência e escolher escrever a data de ida e volta e claro o pico que você vai fazer.
As opções aqui são:
  • Morro do Getúlio 1490M
  • Pico Itapiroca 1805M
  • Pico Caratuva 1860m
  • Pico Taipabuçu 1734m
  • Pico Ferraria 1745m
  • Pico Paraná 1877
E vamos pra trilha.
Para todos esse picos que citei acima você precisa chegar obrigatoriamente ao Morro do Getúlio, a trilha até esse morro é bem desgastante pra mim, já começa com inclinação moderada e com o corpo frio, você pode cansar rapidamente, minha dica é, vá bem lentamente até o Getúlio pra aquecer o Corpo.
Esse trecho andando bem tranquilo você vai levar 1 hora a 1 hora e meia, não existe nenhum desafio Difícil, apenas trilha batidas e degraus, início da trilha é por baixo da vegetação e chegando mais próximo do morro do Getúlio você vai caminhar a céu aberto.
Aqui do Getúlio você tem uma visão muito legal do Pico Caratuva à esquerda, e do Pico Itapiroca à direita.
Agora seguindo a trilha, você anda uns 10 minutos e vai chegar as placas de sinalização, aqui seguindo reto você vai para trilha do Itapiroca e Pico Paraná, para esquerda tem a trilha para o Caratuva, Taipabuçu e Ferraria.
Então vamos pegar a trilha para esquerda sentido a trilha de hoje que é primeiro o Taipabuçu que daqui são umas 4 horas, e depois seguimos para o Ferraria que daqui são umas 7 horas em ritmo com cargueira.
Atenção, essa trilha é considerar muito difícil, então se você não tem experiência, não faça essa trilha, e sempre vá com alguém junto munido de wickloc e bateria extra, além de água e comida claro.
Logo você passa por uns troncos e entra em uma trilha ladeada por bambu em um terreno plano e uma leve descida.
Andando uns 20 minutos você vau chegar no riacho seco, neste ponto você já terá a segunda encruzilhada, muita atenção aqui, não tem placa que indica a direção para o Taipabuçu, você verá umas faixas amarelas de sinalização, porém essa é a direção que vai para o Caratuva que é mais para direita de quem vai, a nossa de hoje vai para esquerda em atravessando o riacho seco, não tem sinalização, apenas uma trilha meio disfarçada.
Essa subida é 100% de degraus de raizes e pedras, prepare a perna e vá com cadência pra não cansar.
Essa é a entrada para trilha para o Taipabuçu
Essa é a parte mais escondida da trilha, agora a trilha tem várias marcações e a trilha é mais definida.
Recomendo muito que use o Wikiloc pra não tem nenhum problema de orientação.
Após entrar nessa trilha você irá caminhar por uma trilha de pequenas subidas e descidas por uns 25 minutos até iniciar uma inclinação média para o Taipabuçu.
Toda trilhas agora é mais fechada do que as tradicionais trilhas batidas, porém se você tem uma boa experiência de orientação em trilhas, você vai conseguir caminhar tranquilamente, se você não tem boa noção de caminhada em trilhas mais fechadas, não faça essa trilha, ou faça com alguém que tenha mais experiência.
Essa parte da trilha não tem nenhum desafio complexo, apenas subidas de degraus e algumas pequenas escalamiadas, a inclinação não chega ficar Difícil até o primeiro sub cume do Taipabuçu, essa caminha das placas até o cume dura em média 2 horas.
Agora estamos chegando até o primeiro sub cume, na foto abaixo você pode reparar que o Taipabuçu tem várias lombas em seu topo, o primeiro que chegaremos é esse que está mostrando na imagem.
Aqui existe um pequeno descampado que dá até para montar uma barraca em caso de. acampamento por essa região, também tem um conjunto de rochas que rende umas fotos legais, porém é perigoso essa subida nas pedras, tome cuidado.
Daqui também você tem a vista do Caratuva mais para direita e o Pico Paraná ao centro.
Andando mais um pouco seguindo a trilha, você desde e logo sobe para ascensão do cume de fato.
Chegando ao cume, você tem a caixa de registro e uma vista parecida com a do sub cume.
Saindo do cume e indo para o próximo sub cume vamos descer e logo subir, aqui tem um trecho de corda em uma inclinação mais complicada.
Agora vamos deixar o Taipabuçu pra não perder tempo e iniciar nossa trilha para o Ferraria, vamos  iniciar uma descida de 1 hora em uma inclinação de média pra difícil, essa descida é inclinada no estilo mais de rampa de terra, o que força muito as pernas e fica muito mais escorregadio,  existem muitas folhas úmidas no chão que deixa bem lisa a descida, essa descida é a mais complicada da trilha.
chegando no final, o colo entre as montanhas do Taipabuçu e Ferraria vamos iniciar obviamente a subida para o Ferraria, essa subida leva em Tornio de 1:30 até 2:30 se for de cargueira, aqui já temos bastante degrau de raiz o que facilita a pisada, esse trecho tem um vegetação bem bonita que vale a pena apreciar, aqui também não existem desafios em 95% da trilha, apenas na final da trilha que irá ter uma corda mais complexa de subir.
Nesta corda vá com cuidado pois. você vai entrar em uma fenda entre as rochas que ficam estreitas no final da subida, em seguida você passa entre essa fenda e sai do outro lado e precisa escalamiar uma rochas, e logo em seguida você vai subir entre as caratuvas uns 20 minutos até chegar ao sub cume do Ferraria, repara que o Ferraria tem 2 lombas no alto, a primeira de quem está chegando desta trilha é o sub cume e o segundo é o Cume.
Agora depois de 9 horas totais de caminhada com 18 Kg nas costas conquistei minha. sexta e sétima montanha da serra do Ibitiraquire.
O visual que eu peguei neste dia foi o mais incrível que eu já presenciei, o mar de nuvens estava total e muito lindos diga-se de passagem o time lapse mais bonito que fiz na vida foi deste dia, as nuvens “correndo” entre o Pico Paraná como se fosse um verdadeiro mar batendo no Pico Paraná, veja esse vídeo em meu canal pra ver o quão bonito ficou.
Pra Finalizar, pra quem quer acampar aqui como eu fiz, o espaço é bem pequeno, no cume cabem duas barracas no máximo apartadas,  e no sub cume também apenas umas duas, essa foto abaixo tirei no sub cume onde acampamos.
Abaixo uma galera de imagens que fiz no dia que fui e o vídeo completo sobre a trilha em meu canal do Youtube.
instagram: @jimmypalhano

You may also like