Trilha Pico Paraná

by jimmypalhano
  • Local: Serra do Mar Paranaense
  • Entrada: R$15,00
  • Camping: Sim
  • Tempo de Trilha: 7 Horas
  • Contato Fazenda Pico Paraná (41) 99906-5574
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Essa postagem irá falar sobre como fazer a trilha para montanha mais querida do Sul do Brasil, o Pico Paraná.
O Pico Paraná faz parte da Serra do Ibitirquire e é a maior Montanha do Sul do Brasil com 1877 metros de altitude.
Essa trilha é considerada difícil e sai da Fazenda Pico Paraná, e para chegar na fazenda só colocar no GPS que vai chegar bem certo.
Para ter acesso a fazenda você precisa pagar 15 por pessoa com estacionamento incluso, aqui você precisa fazer um cadastro com dados pessoais, contato de emergência e escolher escrever a data de ida e volta e claro o pico que você vai fazer.
As opções aqui são:
  • Morro do Getúlio 1490
  • Pico Itapiroca 1805
  • Pico Caratuva 1860m
  • Pico Taipabuçu 1734
  • Pico Ferraria 1745m
  • Pico Paraná 1877m
Para todos esse picos que citei acima você precisa chegar obrigatoriamente ao Morro do Getúlio, a trilha até esse morro é bem desgastante pra mim, já começa com inclinação moderada e com o corpo frio, você pode cansar rapidamente, minha dica é, vá bem lentamente até o Getúlio pra aquecer o Corpo.
Esse trecho andando bem tranquilo você vai levar 1 hora a 1 hora e meia, não existe nenhum desafio Difícil, apenas trilha batidas e degraus, início da trilha é por baixo da vegetação e chegando mais próximo do morro do Getúlio você vai caminhar a céu aberto.
Aqui do Getúlio você tem uma visão muito legal do Pico Caratuva à esquerda, e do Pico Itapiroca à direita.
Agora seguindo a trilha, você anda uns 10 minutos e vai chegar as placas de sinalização, aqui seguindo reto você vai para trilha do Itapiroca e Pico Paraná, para esquerda tem a trilha para o Caratuva, Taipabuçu e Ferraria.
A partir daqui iremos pegar a trilha para direita, essa trilha segue para o Pico Paraná e Itapirora, andando uns 15 minutos você já encontra o primeiro ponto de coleta de água, único neste estilo que foi “encanada”
Esse grampo é fácil de subir, no caminho irá ter uns 3 pontos que precisa subir se agarrando com as mãos, mas nada difícil, e caminhando por 1 hora desde a primeira bica d’água iremos chegar até a segunda encruzilhada, aqui a indicação para direita é para o Pico Itapiroca e para esquerda para a nossa trilha de hoje, a do Pico Paraná
Agora seguindo a trilha você entrará em um corredor onde irá começar a descer entre os dois picos, Caratuva à esquerda e Itapiroca à direita, essa descida entre as montanhas dura cerca de 40 minutos até a mata se abrir, neste trecho de descida existem alguns pontos que você precisa usar cordas ou descer se agarrando com as mãos, mas nada difícil.
Logo Chegaremos a um descampada onde é possível ver o Pico Paraná a frente, neste ponto da pra ver o quão longe está o cume do Pico Paraná ainda..
Seguindo, iremos pegar uma trilha para esquerda e entrar na mata novamente, descemos mais um pouco e encontraremos o último ponto de coleta de água, esse ponto está um pouco antes do acampamento 1, se precisar de água, é aqui que você precisa reabastecer, aqui é um riacho, não é igual o primeiro ponto de água que tem um cano onde a água cai, após esse riacho, vamos subir e uns 20. minutos de caminhada encontraremos o Abrigo 1, ou o chamado A1, aqui neste ponto é possível acampar se precisar, e neste local já estamos na crista que vem do Caratuva e vai para o Pico Paraná.
Seguindo a trilha desta crista, iremos caminhar uns 15 minutos até chegar na parte mais complicada da trilha, e essa parte além de complicada é perigosa, então muita ATENÇÃO NESTES GRAMPOS.
Primeira Sequencia de Grampos
São duas sequencias grandes de grampos para subir essa parede, eles são bem íngremes e os espaçamentos entre os grampos não são tão curtos, pessoas com estatura baixa com certeza terá dificuldade em dar a passada, e com 20 quilos nas costas da cargueira, é bem mais complicada, aqui vá com muita calma que realmente é perigoso aqui.
Segunda Sequencia de Grampos e mais longa
Após vencer esse paredão vamos subir mais uns 25 minutos e encontrar o Abrigo 2 (acampamento 2) aqui você pode montar o acampamento se quiser um local mais confortável ou se o cume estiver lotado já que o espaço por lá é pequeno, aqui no A2 tem muito espaço.
Pra quem vai seguir a trilha, agora vamos subir bastante até o cume, neste trecho existem vários pontos de escalaminhada que precisa realmente usar as mãos,  alguns grampos para apoio nada difícil, e também grandes rochas para atravessar,  e neste ponto das rochas grande tome cuidado porque a trilha se perde fácil, porque é preciso passar por cima destas rochas, subindo por cerca de 1 hora depois do Abrigo 2 finalmente chegaremos ao ponto mais alto do sul do Brasil,  com 1877 metros de altitude o Pico Paraná foi mais uma trilha que fiz e a última montanha a ser conquistada da série do 8 cumes da serra do Ibitirquire.
Pra quem chegou aqui de para-quedas, todas as montanhas citadas na foto acima eu fiz a trilha e tenho postagem aqui no Blog e vídeo mostrando a trilha em meu canal do Youtube.
Abaixo uma galera de imagens que fiz no dia que fui e o vídeo completo sobre a trilha em meu canal do Youtube.
instagram: @jimmypalhano

You may also like