Trilha Pedra Branca do Araraquara

by jimmypalhano
  • Local: Guaratuba
  • Entrada: Não há
  • Camping: Sim (cume)
  • Tempo de Trilha: 4:00 Horas
    
  • Quilometragem: 12Km
  • Contato: Não há
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Vou falar um pouco sobre minha experiência na trilha da Pedra Branca do Araraquara,  uma trilha que eu sempre ouvi falar que é muito difícil.. e nesta postagem eu vou falar a real  da trilha.
Primeiramente pra chegar até o início da trilha já foi meio complicado achar, eu achei uma gravação do WikiLoc e cliquei “seguir trilha’ e ele abre Google Maps para você poder chegar no início, e sai de Ponta Grossa e fui… 
Bem, depois de horas viajando, cheguei ao local do que Google Maps me levou, e estava errado, como descobri? porque cheguei em um lugar que tinha um portão, uma propriedade privada com uma placa dizendo.
“Propriedade Particular” “Estará Sujeito a Bala”
Claro que eles estão falando de bala 7 Belo né? haha sério gente, não entrem neste local, é muito chato as pessoas invadirem um lugar que você sabe que não pode entrar.
aí depois de ver essa placa, bati palmas na propriedade e perguntei se era ali o início da trilha, a mulher, muito educada me disse que não, e sempre tem gente ali querendo entrar, e não é por ali que inicia a trilha. Bem, essa fazenda fica em Garuva em Santa Catarina, e o início da trilha é no Paraná, então pra você não se perder como eu fiz, vou deixar abaixo o link do meu Wikiloc e siga com o Waze, porque por alguma razão o Google Maps não vai certo haha
Ou tamnbém, coloque no seu GPS escrito “Igreja Sagrado Coração de Jesus, Pedra branca do Araraquara” que aí não tem erro.
Clique para ver minha trilha do WikiLoc
Essa é foto da igreja que você vai encontrar quase no início da trilha e que é a melhor referência para você ter.
Bem, agora que conseguimos chegar ao local que inicia a trilha, vamos achar o início da trilha, que também foi outro desafio, a ponte que eu tinha de referência, não é tão visivel, a entrada é meio escondida, então, logo após passar a igreja, vire à esquerda e ande uns 100 metros, e ao lado de uma casa você vê uma espaço que é ali a entrada para a ponte suspensa, você precisa passar essa ponte.
passando essa ponte suspensa, logo na estrada, vire à esquerda e continue por essa estrada de chão por uns 150 metros, e logo vire à direita.
e aí logo a frente, você vai ver um grande corredor de sem mata com cercas e placas da Petrobras, aqui passa uma tubulação de Gasoduto, entre nessa cerca e caminha um pouco até encontrar outra estrada na sua direita, essa trilha eu confesso que não descobri se existe algum problema de caminhar por esse local, não tive essa informação, espero que não seja proibido.
Para referência, essa outra estrada que você vai subir, tem um lado na esquerda.
Bom, agora vai ficar mais fácil de se orientar, siga essa estrada mais coberta por árvores até você encontrar um chalé, não chegue perto do chalé pois é casa de alguém, ache a trilha antes de chegar no chalé na sua esquerda.
Agora sim, entramos em uma trilha de verdade, o início é fechado, mais a frente ela se torna um pouco mais aberta, não há coisas difíceis nessa trilha, apenas caminhada em subidas, descidas, passa por tronco de árvores e poucas escalaminhadas, a dificuldade desta trilha de fato é o trajeto longo de 12 quilômetros.
Andando cerca de uns 5 Quilômetros, você vai encontrar uma bifurcação, siga mais para sua direita, tem um tronco com uma fita cinza marcando. 
agora, de fato iremos subir a Pedra Branca do Araraquara, e esse nome é indígena que significa “Morada das Araras” e claro, hoje não existem mais esses animais tão visível assim como deveria ser antigamente.
Daqui pra frente é só subida, mas não é uma subida muito pesada não, ela é bem gradual, e mais pra frente se você reparar, você vê claramente que estamos subindo por uma crista, alguns pontos você encontrará subidas mais inclinadas, mas não são tão longas, essa trilha não é para iniciantes, essa trilha é para quem tem um sendo de orientação muito bom, pois sim, tem vários pontos que você pode perder a trilha.
Existem alguns pontos que você desce também, e tem um ponto bom de coleta de água, no meio da subida mais ou menos, continuando por mais umas horas, você chegará a caixa de cume, que não fica exatamente no cume, neste ponto, existe espaço para colocar umas duas barracas apenas, e seguindo mais a frente, uns 10 minutos, você chega no cume de fato que não tem uma sinalização ou marco geográfico, confesso que nem vale a pena ir até lá. 
Abaixo, um vídeo completo destas duas trilha com muito detalhes e mais informações sobre essas trilhas.
Instagram: @jimmypalhano

You may also like