Trilha Mãe Catira e Pico do Sete

by jimmypalhano
  • Local: Serra da Graciosa
  • Entrada: 20 Reias por carro
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 4:00 Horas
  • Contato: Não há
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Hoje vou falar de uma trilha que não é tão feita aqui no paraná,  é a trilha para o pico do Mãe Catira e Pico do Sete.
Esses picos ficam no início da descida da Serra da Graciosa, passando o portal da graciosa, você deve dirigir uns 8 minutos até uma entrada à direita, cuidado aqui, é ruim ver essa entrada,  para facilitar, coloque em seu GPS “Fazenda Garbes” que é o local onde você vai deixar o carro, da saída so asfalto da graciosa, até a fazenda é bem perto,  uns 3 minutos.
Deixe o carro dentro da fazenda para iniciar a trilha, o custo por carro no dia que eu fui, foi de 20 reais por carro, prepare as pernas que vamos começar nossa caminhada, e essa caminhada é longa e não é fácil, eu considero essa trilha de nível médio para quase difícil.
Você já inicia a trilha com inclinação, então vá devagar para não cansar fácil.
todo o trecho até um pouco antes do cume do Mãe Catira é debaixo da mata, e é uma trilha até bem definida, porém como é uma trilha bem menos feita, existem vários trechos que podem confundir devido a árvores caídas ou mata que fechou um pouco, mas siga o wickloc ou vá com quem conheçe. 
Clique Aqui para ver a trilha do WikiLoc
Existe um alguns pequenos pontos de água neste trechos, porém lá nos cumes, não achei pontos de coleta de água,  o tempo médio até o cume do Mãe Catira é de 3 horas, e quase chegando ao cume, você sai da mata fechada e coberta e encontra uma vegetação mais baixa, e bem mais fechada, preste atenção neste ponto, tem várias trilhas que podem de enganar, provavelmente são trilhas falsas e trilhas para morros do lado, preste atenção, neste trecho você tem também um visual muito bonito.
agora vamos chegar ao cume do mais alto pico da serra da farinha seca, que é o do Mãe Catira, e o que você vai encontrar é esse visual da foto abaixo
pois é, o cume do Mãe Catira é totalmente fechado haha, eu não esperava isso, mas enfim, não deixa de ser um cume,  seguindo nossa trilha, agora vamos para o Pico do Sete, e para seguir agora, vamos descer bastante, pois o pico do sete é mais baixo que o Mãe Catira, descemos um trecho até bem inclinado, bastante pontos que precisa usar as duas mãos para se apoiar, é um trecho escorregadio se chover, após uma descida até o vale, vamos subir agora até o cume
essa subida é mais tranquila de inclinação, porém saindo mais um pouco é o trecho mais fechado de mata, e vai até o final da trilha, pontos bem fechado alternados com vegetação mais baixa e fechada também.
Nesta trilha, não existem nenhum ponto de desafio Difícil como cordas ou grampos, o que pega mesmo nesta trilha é por ser um pouco longa e o sobe e desce do relevo.
Do cume do Mãe Catira até o cume do Pico do Sete. você leva 1:30 até duas horas.
Eu digo que não é uma trilha legal de se fazer, em minha opinião, mas o visual que você tem do cume do Pico do Sete é muito bonito mesmo.
O pico do Sete leva esse nome, pois em uma das faces dele, você pode ver entalhado na rocha um número “7” que você consegue ver lá de baixo descendo a estrada da graciosa. 
E por fim, esse é o visual do cume do Pico do Sete
Abaixo, um vídeo completo destas duas trilha com muito detalhes e mais informações sobre essas trilhas.
Instagram: @jimmypalhano

You may also like