Significado dos nomes dos Picos, montanhas do Paraná

by jimmypalhano
Na medida que a gente vai fazendo as trilhas do nosso estado, você automaticamente vai conhecendo cada vez mais suas formas, altitude e nomes, creio que todos que são apaixonados pelas montanhas gostam de saber o nome e formas dos picos, é quase uma brincadeira tentar saber de cima de um morro o nome do pico que está lá longe, eu sempre tento identificar-los.
Bem, você só consegue reconhecer indo pro mato, fazendo as trilhas e conhecendo a forma de cada um de diferentes ângulos, mas e os nomes? além de saber o nome do pico, eu resolvi criar essa postagem para agrupar minhas pesquisas sobre o significado dos nomes dos picos, alguns bem comuns, outros bem mais diferentes, então segue uma lista, do significados do morros que encontrei aqui do paraná.
Espero que gostem e se souberem de mais algum que não citei, me manda no Instagram @jimmypalhano que incluo aqui na postagem.

Camapuã

1 – O topônimo Camapuã é de origem tupi-guarani, com o significado consagrado pela tradição como seios erguidos ou, ainda, peitos redondos, dada a topografia de dois morros da região.
2 – Colina em forma de seios.

*Topônnimo: nome geográfico próprio de região, cidade, vila, povoação, lugar, rio, logradouro público etc.

Tucum

1 – Tupi “tukum” Espécie de palmeira
2- Pequena palmeira espinhosa (Bactris setosa), de cujas folhas se obtém uma fibra comprida e forte, semelhante à lã, empregada para fazer tecido grosseiro para sacos, redes, linha de pesca etc.; tucunzeiro.

Itapiroca

1 – Em tupi-guarani pode significar literalmente:
-¨a laje rachada; arrebentada¨ (itapé+poca).
-¨a pedra pipocada (na superfície)¨ (itá+pipoca).

Caratuva

1 – A Caratuva (Nastus Barbatus), também é chamada de taquara, termo de origem tupi que escreve-se ta’kwar. Caratuva quer dizer “muitos espinhos” e é uma planta típica da região, assemelha-se a uma mistura de pinheiro com bambu, com cerca de 1,20m de altura.
O Pico Caratuva leva esse nome por ter esse tipo de vegetação em extrema abundância.

Pico Paraná

1 – Foi descoberto pelo pesquisador alemão Reinhard Maack através de suas incursões na serra do Mar no estado do Paraná, vindo daí seu nome de batismo.

Anhangava

1 – Na língua tupi-guarani, o morro significa Morada do Diabo, a história conta que os indígenas que viviam na época achavam esse morro muito assustador, e eles tinham um certo medo, por isso o nome.

Pão de Loth

O Morro Pão de Loth recebeu esse nome por conta da sua forma peculiar, que muito lembra o tradicional bolo de origem portuguesa o Pão de Loth.

Pico do Sete

1 – Tem esse nome pois há uma rachadura em uma das faces do pico que forma uma número 7

Conjunto Marumbi

1 – Marumbi em tupi-guarani significa literalmente; ¨ mosca azul¨ ( maru (mberu) + umbu (obi)
2 – Morro Azul ou Verde
Maromba= morro  / iubi= azul, verde

Torre da Prata

O nome dessa montanha foi o resultado de um brilho que era visto na encosta da mesma e que fez com que muitas pessoas acreditassem há muitos anos que existia prata no local. Com a possibilidade de encontrar o metal precioso muitos garimpeiros foram a Torre da Prata, mas não obtiveram sucesso. Uma das principais dificuldades para a garimpagem foi a mata atlântica. Nunca houve provas reais de que existia prata na encosta da montanha.

Fonte: https://meioambiente.culturamix.com/ecologia/historia-da-torre-da-prata

Araçatuba

1 – Local onde crescem araçás.
2 – Etimologia (origem da palavra araçatuba). Araçá + do tupi týua, reunião.

Pedra Branca do Araraquara

1 -Tupi-guarani “Araraquara” significa “morada das araras”.

Guaricana

1 – Guaricana é o nome de uma espécie de palmeira encontrada na Mata Atlântica, cujas folhas eram utilizadas pelos nativos tupi-guaranis para fazer a cobertura das ocas

You may also like