Trilha Pico Guaricana

by jimmypalhano
  • Local: Antonina / Campina Grande do Sul
  • Entrada: 30 Reias por carro
  • Camping: Sim
  • Tempo de Trilha:4:00 Horas
    
  • Quilometragem: 13Km
  • Contato: (41) 3366-0106 (Fazenda Rio das Pedras)
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?

Nesta postagem eu irei falar sobre a trilha para o Pico Guaricana, que é um pico bem alternativo e não é para iniciantes, o Pico Guaricana está dentro da serra do Ibitiraquire e é um dos mais afastados do conjunto.

Para iniciar a trilha é preciso ir até a fazenda Rio das Pedras que é ao lado da Fazenda Pico Paraná (você passa por dentro da Fazenda Pico Paraná) a trilha que eu fiz e acabei comentando um erro inicia por um pequeno portão por trás da fazenda Rio das Pedras, mas aqui fica um alerta que vou deixar em vermelho pra destacar.

A trilha que vai por trás da Fazenda Rio das Pedras não é possível fazer, pois existe um trecho de uns 30 minutos que você passa por dentro de uma propriedade privada e não é autorizada a passagem pelo proprietário, eu descobri isso depois de fazer a trilha, então estou alertando aqui para você não cometer o mesmo erro.

Então você vai me perguntar, como é que faz essa trilha então se não por esse caminho “mais conhecido e curto?” vamos lá.

Para chegar até o Pico Guaricana sem passar por uma propriedade privada e não autorizada é preciso fazer o seguinte circuito:

Iniciar da Fazenda Pico Paraná ou Rio das Pedras, passar pelo cadastro do IAT, subir até o morro do Getúlio, passar pelas placas de interseção, virar a esquerda sentido Pico Taipabuçu, subir o Taipabuçu, descer, subir o Ferraria, descer, Subir o Ferreiro, descer e finalmente chegar até as interseção do Ferreiro e Guaricana, e assim iniciar de fato a trilha.

Para saber mais sobre o trecho até o ferraria você pode ver esse vídeo que fiz bem completo sobre a trilha Clique aqui

Pra chegar até a fazenda Rio das Pedras ou Pico Paraná, coloque em seu GPS “Nome da Fazenda” que é de onde você vai começar essa trilha, se você deixar na Fazenda Pico Paraná, o proprietário irá você fazer uma cadastro interno de controle dele, você paga por pessoa (na época 15 reais) mas lembre, mesmo que você faça esse cadastro da fazenda Pico Paraná, você precisa fazer o cadastro oficial do Posto do IAT logo na frente, pergunte ao proprietário sobre, e se ele falar que não precisa, contrarie ele.

Para quem deixar na Fazenda Rio das Pedras, você irá pagar 30 reais por carro (2023) e você precisa fazer o cadastro do Posto do IAT apenas.

Inicie a trilha pelo caminho correto que é na frente da casa branda do IAT.

Agora que você teoricamente chegou até o cruzamento do Pico Ferreiro e Guaricana, é iniciar a trilha, e já iniciamos em trecho fechado que fecha cada vez mais, a caminhada destas placas até o cume é cerca de 2 horas, e a trilha é bem confusa em vários pontos, muitas trilhas erradas e um ponto em específico que eu não achei a trilha e provavelmente você também irá ter dificuldades de visualizar, é após um pequeno riacho de coleta de água, você vira para esquerda e segue, ali no dia que eu fui estava totalmente fechado, aí tive que entrar na vegetação e achar a trilha mais para frente.

A trilha começa ficar mais inclinada, dica, vá de luvas e jaqueta ou camiseta de manga comprida porque é bem fechada e eu mesmo me cortei durante a trilha.

Se puder, leve um facão também para abrir alguns trechos (apenas para trechos de trilha, não corte coisas desnecessárias)

Essa trilha é altamente recomendada ir com algum tipo de GNSS como o wikiloc, minha trilha está gravada pelo “lado errado”mas você consegue seguir tranquilamente a partir do cruzamento do ferreiro, o trecho mais confuso eu coloco alerta que é pra seguir por ali mesmo. Clique aqui para ver o track

A trilha não tem desafios como grampos, cordas ou algo do tipo, mas tem muitos pontos mais íngremes que é preciso se agarras na vegetação, respire, fique atendo ao GNSS e não vá sozinho se você não tem muita experiência,  vá com quem conhece a trilha pelo menos,. 

Chegando quase o final, você termina a subida sofrida e chega a um sub cume, que também é bem fechado, logo você desce um pouco, cerca de 3 minutos, e logo inicia a subida final que também é bem fechada mas não é muito longa, cerca de uns 10 minutos.

e agora sim, chegamos ao ponto mais alto do Pico Guaricana.

Não existe área para acampar no cume do Guaricana.

Altimetria Pico Guaricana: 1540 m

Abaixo, um vídeo completo destas duas trilha com muito detalhes e mais informações sobre essas trilhas.
Instagram: @jimmypalhano

You may also like