Local: Garuva / SC | Tijucas do Sul / PR
Entrada: 40 ou 60 Reias por pessoa
Camping: Sim
Tempo de Trilha: 30 minutos
Quilometragem: 2Km
Contato: (47) 99685-2458 \ Aline
O Marco da Divisa é um dos três marcadores de divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, esse que você pode acampar é o que tem o visual mais bonito, vale a muito a pena acampar por ali.
O Marco da divisa fica nos Campos do Quiriri e fica obviamente entre os estados de Santa Catarina e Paraná, o acesso principal é pela fazenda Piraí que entra pelo Paraná, e também se pode entrar pela chamada Serrinha que acessa por Santa Catarina, porém é muito longe por este acesso.
Antes de tudo, a trilha para o Marco da Divisa só é permitido fazer com agendamento, mais informações manda mensagem para esse WhatsApp (47) 99685-2458 \ Aline
- Valores em 2024
- Trilha para o Marco da Divisa
- Ataque: 40 reais
- Acampamento: 60 reais
*Mande mensagem antes para consular valores atualizados e outras informações.
Por aqui também você faz a trilha para a Pedra da Tartaruga, o caminho é o mesmo se entrar pela fazenda Piraí, a Pedra da Tartaruga fica muito mais longe claro, uns 8km pra frente.
Veja mais sobre a Pedra da Tartaruga aqui
Para chegar até essa fazenda você pega uma longa estrada de terra que normalmente está em boas condições (peça a localização exata da fazenda pelo WhatsApp acima)
Após chegar na fazenda, o caseiro irá conferir sua entrada agendada e te liberar, atenção aqui, só sobem carros 4×4 até o início da trilha, outras formas são: fazer esse trajeto a pé (é muito longo cerca de 11 quilômetros, outra opção é agendar com o pessoal da fazenda para levar você de moto (se estiver sozinho) ou de trator com seu grupo, consultar valores com eles.
A estrada da fazenda até o início da trilha é muito ruim até pra 4X4, é muito ruim dependendo das chuvas.
Chegando no início da trilha iniciamos a trilha entrando em um mato e passado uma ponte improvisada de troncos para passar um pequeno rio, infelizmente mesmo com o valor pago a trilha não tem estrutura nenhuma como placas de sinalização ou pontes boas para passar os riachos e banhados, é uma tristeza isso.
Logo saímos nos campos baixos, parecem um capim, aqui iremos andar cerca de 15 minutos e já chegaremos a um rio que passamos pela água mesmo sobre as pedras, após passar, seguimos “reto” subindo o morro, e para a pedra da Tartaruga seria segundo a margem do rio para direita.
Esse caminho é bem confuso se você não conhece a região pois tudo é muito parecido, todo o trajeto é em campos de altitude, e o ganho de elevação é pequeno, do rio até o marco da Divisa você vai caminhar uns 20 minutos apenas, é bem perto e o trajeto é só subindo um morro com elevação pequena, bem fácil mesmo
Terminando a subida do morro você logo avista o obelisco de pedra que sinalizam o marco das divisas.
A melhor área de camping é subindo mais um pouco e logo você irá ter um visual muito bonito, em dias limpos você vê o vale onde passa a rodovia que segue para Garuva, e aqui é muito comum dar mar de nuvem nessa região da rodovia, o cenário é realmente muito bonito.
Aqui é uma ótima opção para iniciantes do trekkeing e camping pois a caminhada total a pé é cerca de 30 minutos.
o único problema é subir até o início da trilha por conta da estrada muito ruim, mas se você tem um veículo 4×4, é uma ótima.
Pra você que é mais aventureiro, você pode fazer o seguinte plano para aproveitar bem.
Pagar o pacote completo do Marco da Divisa e Pedra da Tartaruga e acampar no Marco da Divisa e fazer um ataque para Pedra da Tartaruga, porque até a Pedra da Tartaruga é uma caminhada bem longa e cansativa de cargueira.
Abaixo o vídeo que fiz do marco da Divisa e Pedra da Tartaruga.