Morro do Gavião

by jimmypalhano
  • Cidade: Ribeirão Claro - Paraná
  • Entrada: R$ 5,00
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 15 minutos
Fazendo divisa com o estado de São Paulo, a cidade de Ribeirão Claro aqui no Paraná, traz um visual bem diferente e muito bonito.
A cidade de Ribeirão Claro não é muito conhecida, eu mesmo nem sabia da sua existência até encontrar uma foto do Morro do Gavião no instagram, o visual me chamou atenção e logo fui pesquisar sobre, a cidade tem uma grande importância na história do estado, e o visual que se tem de cima do Morro do Gavião é resultado na verdade “artificial” já que o rio Paranapanema que você vê lá em baixo é represado, e logicamente você vê a inundação por conta da usina hidroelétrica de Chavantes.
Em Ribeirão Claro existem 2 lugares mais conhecidos pra se visitar, o Morro do Gavião e a Pedra do Índio.
A pedra do Índio não vou falar aqui pois quando fui visitar estava com a trilha fechada, e só tinha um Tour Safari que custava 45 reais, e por conta do valor não fiz já que queria só conhecer a Pedra do Índio. Fica a foto abaixo que fiz com Drone apenas.
A Pedra do Índio e o Morro do Gavião ficam apenas 2 quilômetros um do outro, fica bem próximos um do outro, o Morro do Gavião fica um pouco antes do trajeto, e no local tem um restaurante que não é barato já aviso, banheiros e a trilha logo a frente, para acessar a primeira parte do local não precisa pagar, só paga quando você vai fazer a trilha para o Morro que custa 5 reais, lá também tem uma tirolesa que para lá perto do restaurante, não perguntei o valor da tirolesa.
Já a trilha para o Morro do Gavião é super tranquila, tem mil metros e a altura é de apenas 66 metros, e o caminho são e escadas feitas de pedra que te levam até o topo, não existe acessibilidade para cadeirantes.
A trilha é bem curta, se for lento, você leva 15 minutos, e pode ir com crianças ou idosos, chegando no topo você encontra um mirante 360 graus que é possível observar o horizonte e também o Rio Paranapanema represado.
Esse lugar eu confesso não é sensacional ou com visual surreal, mas como o rio ficou represado entre vários morros, dá um cenário bonito, esse passeio é ideal para famílias que querem apenas viajar, curtir um dia, e também pra quem tem mais grana tem muita diversão, na região tem muitas atividades como Stand up, passeio de lancha, JetSky, parapente etc…
Se você se interessou neste lugar e quer visitar e saber mais sobre, basta ver o vídeo abaixo que mostro e explico com detalhes sobre como chegar no Morro do Gavião em Ribeirão Claro no Paraná

You may also like