Trilha Morro Anhangava

by jimmypalhano
  • Local: Quatro Barras
  • Entrada: Grátis
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 2 Hora
  • Contato: IAT (41) 3554-1531
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Hoje quero falar sobre uma trilha muito conhecida dos paranaenses,  a trilha para o Pico Anhangava que fica na cidade de quatro barras,
Na língua tupi-guarani, o morro significa Morada do Diabo, a história conta que os indígenas que viviam na época achavam esse morro muito assustador, e eles tinham um certo medo, por isso o nome.
Para chegar ao início da trilha coloque em seu GPS “Trailer IAT quatro barras” você chegará na sede do Instituto água e terra do paraná de quatro barras, ali você não precisa pagar nada para acessar as trilhas, aqui você pode fazer a trilha para o Anhangava, Pão de Loth e o início do Caminho do Itupava, antes de iniciar alguma trilha você precisa fazer um cadastro rápido, agora sim, você pode iniciar a trilha.
O início da trilha é bem fácil, super plano e com uma trilha larga bem definida, parece uma caminhada em um bosque, você caminha em média 40 minutos em uma trilha fácil.
Após caminhar esse trecho, você vai passar por um riacho, após isso, você começa a subir um pouco, nada super difícil, lembrando, vá sempre lentamente, curtindo a natureza e sempre leve água, lanche e lanterna.
após um mirante, você começa uma subida um pouco mais forte, bastante escada de raizes e pedras, subindo um pouco mais você irá chegar nos pontos mais difíceis, é fácil identificar, você sai da mata e encontrar rochas gigantescas, aqui nestes paredões é comum encontrar pessoas escalando
Neste trecho vá com muita calma e se precisar de ajuda nos grampos, peça pois pode ser bem perigoso, suba com calma, essa primeira linha de grampos é pequena porém bem íngreme, e logo após tem uma sequência mais longa porém não é íngreme, logo saindo destas linha de grampos, você vai chegar as rampas de rochas que são bem longas também.
Passando essas rampas, você vai chegar ao ponto mais alto pico do anhangava que tem 1420 metros de altitude.
Por fim, recados de sempre e de suma importância.
Preserver o máximo que puder, não destrua, não deixe lixo de qualquer natureza, não faça fogo, leve sempre água, comida, bateria extra, celular, wickloc e se não conhecer a trilha, vá com alguma Guia.
abaixo vídeo que mostro a trilha com mais detalhes, e me siga no Instagram @jimmypalhano

You may also like