Cânion do Guartelá – Maior Canyon do Brasil

by jimmypalhano
  • Cidade: Tibagi - Paraná
  • Entrada: Grátis
  • Camping: Não
  • Tempo de Trilha: 50 minutos
  • Contato Turístico: 0800 643-1388
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Hoje quero falar um pouco do maior Cânion do Brasil com seus 32Km de extensão.
O Cânion do Guartelá é considerado o maior do brasil e o sexto maior do Mundo em extensão, uma joia rara que está aqui em nosso estado do Paraná.
O Cânion do Guartelá fica entre os municípios de Tibagi e Castro, porém a entrada é pelo lado da cidade de Tibagi, fica mais perto ir pela rodovia que vai sentido castro, a entrada fica 18 Km antes de chegar na cidade se você for sentido castro.
Assim que chegar no local da rodovia, você entra a direita e passa por um centro de informações onde também é a sede da agência Parada do Guartelá, é aqui que você inicia o Tour para conhecer a Fenda do Nick clique aqui
Passando pela Parada do Guartelá, você não precisa parar aqui se for só no Cânion, siga pela estrada de terra por uns 5 minutos, logo verá uma porteira, entre e logo você verá o estacionamento e o centro de visitantes.
O Cânion Guartelá é administrado pelo estado, ou seja, é um parque estadual, antes de iniciar a trilha você precisa preencher um cadastro de visitantes e aí sim pode seguir, não é cobrada entrada para acesso ao parque, nem do estacionamento.
Um detalhe, é expressamente gravações profissional dentro do parque com câmera profissionais e voar de drone, para poder fazer esse tipo de trabalho é preciso de autorização do IAT que é um órgão do estado, eu obviamente consegui essa autorização pra produzir essas imagens para meu vídeo. 
A trilha inicia por um calçamento de paralelepípedo até uma chácara particular, você passa ao lado desta chácara e segue a trilha, existem 4 atrativos para se visitar no parque
1- Trilha de 500 metros para os Panelões
2 – Trilha de 1000 metros até o Mirante do Deck (atualmente Fechado)
3 – Trilha de 1500 metros até o Mirante da Ponte de Pedra
4 – Trilha de 1 hora e meia até as pinturas Rupestres (essa trilha só se faz se contratar uma agência de turismo local antecipadamente)
A trilha para os panelões é bem fácil e tem 500 metros, os Panelões do Guartelá são buracos formados naturalmente e que o rio entra dentro formando uma “panela com água” neste dois principais buracos é possível entrar dentro se você tiver coragem de entrar na água gelada, não é fundo, é cerca de 1 metro ou 1 metro meio.
Depois de conhecer os panelões, vamos continuar a trilha para o Mirante do Deck, a trilha é bem fácil aqui também, a única coisa que preciso alertar aqui é que o Deck está atualmente interditado para reforma, segundo a administração do parque, será liberado o acesso até o final de 2021.
a visão de lá é bonita, e quando aberto, rende boas fotos.
E finalmente a última parte do nosso passeio que é até a Ponte de Pedra que é um segundo mirante do parque, e em minha opinião, este segundo mirante é muito mais bonito para fazer fotos.
Aqui também tem uma cachoeira de uns 100 metros para observar.
Tenho um vídeo mostrando parque estadual do Cânion Guartelá com imagens lindas de drone que vale a penar ver, sério, foi difícil conseguir hahaha veja o vídeo em meu canal do Youtube, o vídeo está após a galeria de imagens abaixo.
instagram: @jimmypalhano

You may also like