A cidade de Prudentópolis é a cidade das cachoeiras, são mas de 100 cachoeiras catalogadas na cidade, e dentre ela estão as maiores do sul do Brasil.
A lista das mais conhecidas são:
Salto São Francisco de 196 metros de altura, que está na tríplice fronteira entre Prudentópolis, Turvo e Guarapuava, mas quem administra o salto é a cidade de Guarapuava.
Salto São Sebastião de 126 Metros de Altura
Salto Mlot 100 metros de Altura
Salto Gêmeos 110 metros e 100 metros de Altura (não existe visitação ainda nestes saltos, há rumores que vão abrir uma estrada pra lá)
Salto São João 82 metros de Altura
Salto Barão do Rio Branco 64 metros de Altura
E nesta postagem eu vou falar um pouco sobre o Maior da lista que fica de fato em Prudentópolis que é o Salto São Sebastião.
Pra chegar no salto você precisa percorrer 30 quilômetros partindo da cidade de Prudentópolis, a estrada toda é de pavimento asfáltico e paralelepípedo, então fique tranquilo que a estrada é ótima e pode seguir o Google Maps.
Chegando ao local que fica à direita da estrada, você entra na placa que sinaliza o salto, e logo você encontra uma porteira, a porteira estará fechada provavelmente pois é uma propriedade privada, para entrar você paga no dia eu fui R$20 reais, é possível acampar no local.
Após entrar e pagar você deixa o carro ali na entrada mesmo dentro da propriedade, e segue a pé para as trilhas, são 3 trilhas no local, a trilha da direita que vai para o mirante que você vê de frente o Salto São Sebastião, a trilha da esquerda que você vai para o topo da cachoeira São Sebastião e a trilha do “meio”de 800 metros que vai para a base dos Saltos, sim, pra quem não sabe, no mesmo local existem dois saltos, um de frente para outro, o Salto São Sebastião e o Salto Mlot.
A trilha até em baixo leva cerca de 30 minutos só descendo, e mais 30 de volta, no vídeo que fiz que está no final desta postagem, eu digo que a trilha é fácil, na verdade é fácil pra mim que faço sempre, mas avaliando depois eu digo que é uma trilha de média. dificuldade justamente pela volta, quando você desce, esta descida é bem íngreme, e logicamente a volta fica mais puxado, mas como a trilha é curta, ela fica entre o médio e o fácil.
Mas pra você ter uma base, até criança eu encontrei na trilha, e diga de passagem, o pessoal me conheceu na trilha dizendo que assiste meu vídeos do Youtube, e fiquei super feliz por isso, até tiramos uma foto.
Da direita para esquerda (Jimmy Palhano, Pedro Henrique, Fabiane e Hélio
Bem, chegando lá na parte de baixo, você pode aproveitar a vista dos dois saltos, e tirar algumas fotos, e falando em fotos, segue algumas que fiz para lhe inspirar também.
Então, agora que você sabe que essa trilha e loca existe, e sabe mais sobre, pegue água e vá pra estrada.
Abaixo deixo o vídeo que fiz com muito mais detalhes sobre, e se puder, se inscreva no canal do Youtube.