Diferença entre, Cachoeira, Salto, Cascata, Catarata.

by jimmypalhano

Bem, eu gosto muito de conhecer quedas D’água, já fui em várias, e cada um tem um nome antecedido de um termo que sempre se confunde… Salto? Cachoeira? Cascata… como saber qual formação é o que?

Eu tive esse curiosidade e fui pesquisar no Google mesmo para saber, e estou trazendo aqui o que entendi.. e se você souber de mais alguma termologia, dicas ou algo que possa acrescentar fique a vontade em contribuir, eu agradeço.

Vamos lá, Entre esses termos paras as Quedas D’água que são:

  • Queda D’água
  • Cachoeira
  • Cascata
  • Salto
  • Catarata

Por ordem vou citar a explicação de cada:

Queda D’água

É um termo que pode-se usar para quaisquer tipo de formação, é um termo bem genérico para chamar alguma água que cai de alguma altura seja 1 metro ou 100 metros, é um termo sem gênero e se você chamar assim algum dos estilos citados acima, você não estará cometendo um erro.

Salto Mlot e Salto São Sebastião – Prudentópolis

Cachoeira

Pelo que entendi, a cachoeira também é um termo um tanto quanto genérico, com o único porém que para ser considerado uma cachoeira é preciso que a queda seja maior que 2 metros de altura.

Salto Santa Rosa – Tibagi – Paraná

Salto

O Salto eu acho que é o mais fácil de se identificar rapidamente, pois o próprio nome já diz, para ser classificado como salto basta observar se a água esta caindo sem entrar em contato com o paredão de rochas, é como se a água desse um “Salto” do topo da queda até o chão. Para ser considerado um Salto é preciso que a queda tenha mais de 70% em queda livre, ou seja sem contato com as rochas.

Salto São Francisco – 196 Metros de Altura

Salto/Cachoeira Mista

Essa formação é quando existe um salto parcial, onde há contato com a rocha em alguma parte desta queda.

Exemplo: A queda inicia com a água caindo em degraus, e depois forma-se um salto.

Salto São Sebastião 126 Metros – Prudentópolis – Paraná (este provavelmente entraria com Cachoeira/Salto Misto)

Cascata

Essa é a mais comum de ser encontrada no mundo, para identificar uma Cascata é preciso observar como ela está caindo, se a água estiver deslizando sobre as pedras no declive formando uma espécie de escada, caindo em degraus, é considerada cascata, independente da sua extensão.

Cachoeira da Mariquinha – Ponta Grossa – Paraná

Catarata

Cataratas não são comuns no mundo, segundo que li, existem apenas 4 no mundo, e para identificar é só observar o tamanho e volume de água, precisa ser gigante, Cataratas normalmente são como vários Saltos próximos um do outro com um volume imenso de água formando uma espécie de cortina.

Foto: Viaje Paraná

Bem, agora que entendemos quais são as distinções das Quedas D’água, podemos identificar quando formos visitar algum local com cachoeira certo?

Porém tenho certeza que você ainda vai ficar com dúvidas quando visitar algum lugar que se chama “Salto alguma coisa” e repara que na real não é um salto… sou pelo menos ficará confuso sobre, sim, muitos lugares foram batizados com alguma nomenclatura que na verdade não são elegíveis a isso, mas, se já foi batizado, paciência.

Exemplos para vocês avaliarem e ficarem em dúvidas sobre os nomes junto comigo.

Cachoeira do rio São Jorge na cidade de Ponta Grossa (Poderia também se chamar Salto )
Salto Mlot 100 metros (Esquerda) // Com certeza o Mlot não é um salto e sim uma Cascata
O Salto São Sebastião 126 Metros (Direita) esse fica uma dúvida pelo fato que ele é bem alto, mas boa parte dele está com a água delirando por rochas em degraus.
Salto São Sebastião 126 Metros outro ângulo
Salto São Sebastião 126 Metros / ângulo aéreo // o que acha? É um salto ou uma cascata?

Fonte: Catalogo das Águas

You may also like