10,5K
Local: Serra do Mar Paranaense
Entrada: R$15,00
Camping: Sim
Tempo de Trilha: 6 a 10 horas
Contato Chácara Bolinha: (41) 99664-0435
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Vamos para a segunda postagem da série sobre as montanhas da Serra do Ibitiraquire, não irei fazer a trilha de todos os picos, apenas o principais que são: Camapuã, Tucum, Siririca, Itapiroca, Caratuva, Taipabuçu, Ferraria e finalmente o grande Pico Paraná.
Irei fazer os trekking nesta ordem que citei acima, a trilha para o Camapuã, Tucum e Siririca se faz pela chácara Bolinha, já a trilhas para Itapiroca, Caratuva, Taipabuçu, Ferraria e Pico Paraná vou fazer pela Fazenda Pico Paraná.
Vamos iniciar o assunto sobre a trilha que a galera mais fala que é difícil de todos os picos da Serra do mar..
Bem, só pra adiantar, o tempo médio desta trilha são de 8 horas, eu levei 10 horas para atingir o cume com uma cargueira de 18 Kg, já estou falando isso de início pra você ter base do quão é complicada fazer essa trilha.
O inicio desta trilha se faz pela chácara Bolinha, a taxa de entrada custa R$15,00 reais com o estacionamento incluso, os 30 primeiros minutos após sair da base, você caminha por uma trilha coberta por floresta e você cruza por diversas vezes um rio, por esse motivo a trilha fica muito refrescante, essa trecho é bem tranquilo fazer, e inicie a trilha sempre lentamente pra esquentar o corpo.
E observe bem esse trecho, é muito bonito, um dos mais bonitos que tem aqui na serra do Mar, existem algumas árvores gigantes e lindas no decorrer da trilha.
Por volta de 1 hora, 1 hora e meia de caminhada você irá encontrar a encruzilhada onde ficam as clássicas placas de sinalização das trilhas, nesta trilhas você tem os seguintes picos para fazer:
Camapuã 1706m (1h)
Tucum 1720m (1h30)
Cerro Verde 1720 (3h)
Siririca 1760m (6h)
Agudo da Cotia 1464 (9h)
Pedra Branca 1388m (2h)