Essa postagem irá falar sobre como fazer a trilha para montanha mais querida do Sul do Brasil, o Pico Paraná.
O Pico Paraná faz parte da Serra do Ibitirquire e é a maior Montanha do Sul do Brasil com 1877 metros de altitude.
Essa trilha é considerada difícil e sai da Fazenda Pico Paraná, e para chegar na fazenda só colocar no GPS que vai chegar bem certo.
Para ter acesso a fazenda você precisa pagar 15 por pessoa com estacionamento incluso, aqui você precisa fazer um cadastro com dados pessoais, contato de emergência e escolher escrever a data de ida e volta e claro o pico que você vai fazer.
As opções aqui são:
Morro do Getúlio 1490
Pico Itapiroca 1805
Pico Caratuva 1860m
Pico Taipabuçu 1734
Pico Ferraria 1745m
Pico Paraná 1877m
Para todos esse picos que citei acima você precisa chegar obrigatoriamente ao Morro do Getúlio, a trilha até esse morro é bem desgastante pra mim, já começa com inclinação moderada e com o corpo frio, você pode cansar rapidamente, minha dica é, vá bem lentamente até o Getúlio pra aquecer o Corpo.
Esse trecho andando bem tranquilo você vai levar 1 hora a 1 hora e meia, não existe nenhum desafio Difícil, apenas trilha batidas e degraus, início da trilha é por baixo da vegetação e chegando mais próximo do morro do Getúlio você vai caminhar a céu aberto.
Aqui do Getúlio você tem uma visão muito legal do Pico Caratuva à esquerda, e do Pico Itapiroca à direita.
Agora seguindo a trilha, você anda uns 10 minutos e vai chegar as placas de sinalização, aqui seguindo reto você vai para trilha do Itapiroca e Pico Paraná, para esquerda tem a trilha para o Caratuva, Taipabuçu e Ferraria.
A partir daqui iremos pegar a trilha para direita, essa trilha segue para o Pico Paraná e Itapirora, andando uns 15 minutos você já encontra o primeiro ponto de coleta de água, único neste estilo que foi “encanada”
Esse grampo é fácil de subir, no caminho irá ter uns 3 pontos que precisa subir se agarrando com as mãos, mas nada difícil, e caminhando por 1 hora desde a primeira bica d’água iremos chegar até a segunda encruzilhada, aqui a indicação para direita é para o Pico Itapiroca e para esquerda para a nossa trilha de hoje, a do Pico Paraná
Agora seguindo a trilha você entrará em um corredor onde irá começar a descer entre os dois picos, Caratuva à esquerda e Itapiroca à direita, essa descida entre as montanhas dura cerca de 40 minutos até a mata se abrir, neste trecho de descida existem alguns pontos que você precisa usar cordas ou descer se agarrando com as mãos, mas nada difícil.
Logo Chegaremos a um descampada onde é possível ver o Pico Paraná a frente, neste ponto da pra ver o quão longe está o cume do Pico Paraná ainda..
Seguindo, iremos pegar uma trilha para esquerda e entrar na mata novamente, descemos mais um pouco e encontraremos o último ponto de coleta de água, esse ponto está um pouco antes do acampamento 1, se precisar de água, é aqui que você precisa reabastecer, aqui é um riacho, não é igual o primeiro ponto de água que tem um cano onde a água cai, após esse riacho, vamos subir e uns 20. minutos de caminhada encontraremos o Abrigo 1, ou o chamado A1, aqui neste ponto é possível acampar se precisar, e neste local já estamos na crista que vem do Caratuva e vai para o Pico Paraná.
Seguindo a trilha desta crista, iremos caminhar uns 15 minutos até chegar na parte mais complicada da trilha, e essa parte além de complicada é perigosa, então muita ATENÇÃO NESTES GRAMPOS.
Primeira Sequencia de Grampos
São duas sequencias grandes de grampos para subir essa parede, eles são bem íngremes e os espaçamentos entre os grampos não são tão curtos, pessoas com estatura baixa com certeza terá dificuldade em dar a passada, e com 20 quilos nas costas da cargueira, é bem mais complicada, aqui vá com muita calma que realmente é perigoso aqui.
Segunda Sequencia de Grampos e mais longa
Após vencer esse paredão vamos subir mais uns 25 minutos e encontrar o Abrigo 2 (acampamento 2) aqui você pode montar o acampamento se quiser um local mais confortável ou se o cume estiver lotado já que o espaço por lá é pequeno, aqui no A2 tem muito espaço.
Pra quem vai seguir a trilha, agora vamos subir bastante até o cume, neste trecho existem vários pontos de escalaminhada que precisa realmente usar as mãos, alguns grampos para apoio nada difícil, e também grandes rochas para atravessar, e neste ponto das rochas grande tome cuidado porque a trilha se perde fácil, porque é preciso passar por cima destas rochas, subindo por cerca de 1 hora depois do Abrigo 2 finalmente chegaremos ao ponto mais alto do sul do Brasil, com 1877 metros de altitude o Pico Paraná foi mais uma trilha que fiz e a última montanha a ser conquistada da série do 8 cumes da serra do Ibitirquire.
Pra quem chegou aqui de para-quedas, todas as montanhas citadas na foto acima eu fiz a trilha e tenho postagem aqui no Blog e vídeo mostrando a trilha em meu canal do Youtube.
Abaixo uma galera de imagens que fiz no dia que fui e o vídeo completo sobre a trilha em meu canal do Youtube.