Local: Antonina / Campina Grande do Sul
Entrada: 30 Reias por carro
Camping: Sim
Tempo de Trilha:3:00 Horas
Quilometragem: 4Km
Contato: (41) 3366-0106 (Fazenda Rio das Pedras)
Olá viajantes e aventureiros, tudo bem com vocês?
Nesta postagem eu irei falar sobre a trilha para o Pico Ferreiro, que é um pico mais alternativo, o Pico Ferreiro está dentro da serra do Ibitiraquire.
Para iniciar a trilha é preciso ir até a fazenda Rio das Pedras que é ao lado da Fazenda Pico Paraná (você passa por dentro da Fazenda Pico Paraná) a trilha que eu fiz e acabei comentando um erro, inicia por um pequeno portão por trás da fazenda Rio das Pedras, mas aqui fica um alerta que vou deixar em vermelho pra destacar.
A trilha que vai por trás da Fazenda Rio das Pedras não é possível fazer, pois existe um trecho de uns 30 minutos que você passa por dentro de uma propriedade privada e não é autorizada a passagem pelo proprietário, eu descobri isso depois de fazer a trilha, então estou alertando aqui para você não cometer o mesmo erro.
Gravei essa trilha em 2023, sobre o lance de passar pela propriedade privada, pode ser que mude, e e em algum momento pode ser liberada e o contexto do vídeo muda. então, quando for fazer essa trilha no futuro, se informe na fazenda Rio das Pedras. Fazenda Rio das Pedras – (41) 3366-0106
Então você vai me perguntar, como é que faz essa trilha então se não por esse caminho “mais conhecido e curto?” vamos lá.
Para chegar até o Pico Ferreiro sem passar por uma propriedade privada e não autorizada é preciso fazer o seguinte circuito:
Iniciar da Fazenda Pico Paraná ou Rio das Pedras, passar pelo cadastro do IAT, subir até o morro do Getúlio, passar pelas placas de interseção, virar a esquerda sentido Pico Taipabuçu, sobe o Taipabuçu, descer, sobe o Ferraria, descer, e finalmente sobe o Ferreiro.
Para saber mais sobre o trecho até o ferraria você pode ver esse vídeo que fiz bem completo sobre a trilha Clique aqui
Pra chegar até a fazenda Rio das Pedras ou Pico Paraná, coloque em seu GPS “Nome da Fazenda” que é de onde você vai começar essa trilha, se você deixar na Fazenda Pico Paraná, o proprietário irá você fazer uma cadastro interno de controle dele, você paga por pessoa (na época 15 reais) mas lembre, mesmo que você faça esse cadastro da fazenda Pico Paraná, você precisa fazer o cadastro oficial do Posto do IAT logo na frente, pergunte ao proprietário sobre, e se ele falar que não precisa, contrarie ele.
Para quem deixar na Fazenda Rio das Pedras, você irá pagar 30 reais por carro (2023) e você precisa fazer o cadastro do Posto do IAT apenas.
Inicie a trilha pelo caminho correto que é na frente da casa branda do IAT.
Bem, se você fizer a trilha “não autorizada” você precisa ter em mente que é por sua conta e risco, a probalidade de dar problema é pequena, mas fica o alerta.
Veja o vídeo que eu explico melhor sobre esse assunto, sobre como é a trilha “proibida” e sobre a subida até o ferreiro por “trás”
Se você for pela trilha via Ferraria, como citei, veja o vídeo da trilha até lá com detalhes, você precisa saber que a descida do Ferraria até o colo do ferreiro é bem tranquila, cerca de uns 30 a 40 minutos, aí é subir o Ferreiro, e ali é um pouco mais complicado, trilha não é tão definida em alguns pontos, mas tem marcações e de preferência use o Wikiloc.
Fazendo a trilha até o Ferreiro por “trás” via Guaricana, após passar as placas, você irá caminhar por uma vegetação alta e bem plana até chegar um ponto que você passa por baixo da rede de alta tensão que passa por ali, passando por baixo, você irá subir um pouco e logo descer e encontrar uma pequena queda d’água.
Essa trilha é altamente recomendada ir com algum tipo de GNSS como o wikiloc, minha trilha está gravada pelo “lado errado”mas você consegue seguir tranquilamente a partir do cruzamento do ferreiro. Clique aqui para ver o track
A trilha não tem desafios como grampos, cordas ou algo do tipo, após a cachoeira, inicia a subida dentro da mata, alguns pontos são mais fechados, mas a trilha é fácil de se orientar, você irá caminhar uns 40 minutos mais ou menos dentro da mata até sair em um descampado.
agora é bem fácil, como estamos no descampado, passe protetor solar e siga mais uns 30 minutos até o cume, antes de chegar lá, você passa por 2 sub cumes, mas tudo é bem tranquilo, e o visual do Ferreiro é muito lindo, me surpreender muito quando fiz a primeira vez.
Não tem área de camping exata, mas se você olhar bem, consegue montar barraca em alguns pontos, lembrando que não desmate nada pra fazer acampamento.
Altimetria Pico Ferreiro: 1563 m